Deficientes Físicos
Reserva de passagem
– Pesquisar as Companhias Aéreas que possuam atendimento personalizado para Deficientes;
– Sempre avisar a Companhia Aérea que o passageiro é deficiente físico e o tipo de deficiência
que este possui;
– Perguntar a Companhia Aérea se há algum limite de tamanho ou peso para a cadeira de rodas;
– Se a cadeira de rodas no caso for elétrica, informar a Companhia Aérea e perguntar se há
como recarregar a bateria durante o vôo;
– Se o passageiro necessitar de algum equipamento como máscara de oxigênio, a Companhia Aérea não é obrigada a fornecer, mas a maioria delas possuem alguns equipamentos (mas com prévia solicitação e muitas acrescentam uma taxa extra à passagem);
– No caso de um grupo de deficientes as reservas devem ser feitas com no mínimo de 02 meses
de antecedência;
– Uma Empresa Aérea não pode limitar o número de deficientes físicos por aeronave;
– Infelizmente grande parte das aeronaves não possui banheiros especiais para deficientes e os que são adaptados não são confortáveis para estes tipos de passageiros;
– Sempre tentar (ao máximo) reservar vôos non-stop ou sem escalas;
– Se a reserva em vôos diretos não for possível, sempre reservar conexões com no mínimo uma
hora de intervalo;
– Reservar assentos próximos ao principio do avião se não for possível à reserva nos assentos
próprios para deficientes;
– Quando o passageiro estiver viajando sozinho aconselhar a procurara de um funcionário da
Companhia aérea ou do aeroporto para que o acompanhe durante a troca de vôo, pois muitas
vezes a locomoção para os deficientes é muito difícil dentro de alguns aeroportos;
– No embarque e no desembarque a Companhia Aérea deve dar assistência ao deficiente, bem como durante a viagem;
– A Empresa Aérea pode se recusar a dar assistência a um deficiente se isso colocar os outros
passageiros em perigo;